Pular para o conteúdo principal

Pátria Amada, Brazil.

– Olá. Bem vindo ao Brazil. Posso anotar o seu pedido?

– Eu vou querer sustentabilidade, por favor.

– Com ou sem hipocrisia?

– Com. Pode Caprichar.

Sexta eu estava indo para o trabalho quando me deparei com uma cena incomum: um helicóptero sobrevoava baixo e quem estava dentro portava armas enormes e as apontava para fora. Gelei.
Apertei o passo. Talvez algum maníaco estivesse a solta. Vai saber.
Logo em seguida, para piorar, passaram motos com policiais também armados. Muitas motos, cerca de 15. Pensei que era muito azarada. Quem mandara me atrasar? Se tivesse saído mais cedo, mas agora um maníaco estava próximo. Muito próximo.
De repente, vários carros de polícia passaram, todos igualmente armados, com fuzis para fora da janela.
Vinham seguidos de carros pretos intercalados aos carros azuis e brancos e de outras motos da polícia que chegavam.
Quando pensei que tudo havia acabado, que eles já tinham seguido o percurso, pude então respirar mais leve e andar mais devagar.
Pena que não por muito tempo.
Logo em seguida vi uma sequência de imagens absurdas. Carros militares com dezenas de soldados armados em cima e tanques de guerra passando na rua. Sim, tanques de guerra.
Foi então que entendi o que estava acontecendo.
Era uma das delegações do Rio + 20 que tinha acabado de passar.
Poxa, que alívio. Mas que tolice a minha preocupação.
Pensar que policiais e soldados estavam combatendo o crime justo numa semana daquela importância. Claro que o Rio tem que parar, que o trânsito tem que parar, que eu tenho que parar para um evento dessa magnitude.
Afinal, quer cidade mais sustentável? A gente faz até coleta seletiva, ué. Tá cheio de lixeirinha colorida espalhada por aí, não estão vendo?
Sem falar no cuidado com a limpeza da cidade. Impecável.
Não tem sujeira, não tem poluição. A Lagoa Rodrigo de Freitas e o Canal de Marapendi estão com as águas cristalinas como nunca, mas as pessoas vivem tão preocupadas com esse lance de sustentabilidade que não dá nem tempo de banharem-se. Uma pena.
Nem mesmo o prefeito consegue. Um homem tão ocupado, coitado. Tá nessa luta tentando repassar para o mundo essa mensagem e fazendo do Rio um lugar muito melhor para se morar.
Já melhorou a saúde pública, o acesso à educação, as condições de vida e agora está tentando passar essa linda mensagem da sustentabilidade ao mundo.
Ai gente, não sei porque vocês reclamam tanto.
Tá lindo, tá limpo, tá verde. Só dá uma melhorada no chroma key, repinta as casinhas coloridas, bota umas arvorezinhas onde tá meio acabadinho pra tapar, e derruba umas pontezinhas aqui e ali. Pronto. Lavou tá novo.
Vem 2014, vem com tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre escolhas...

Uma das maiores incapacidades do homem é a habilidade de tomar decisões. Não conheço uma pessoa que não seja indecisa. É lógico que algumas são muito mais que outras. Eu tenho dúvida até nas coisas mais simples. Por exemplo, passei horas pensando sobre o que escrever nesse post. Primeiro pensei em falar sobre amizade, mas não conseguia sair do senso comum, então desisti e passei a escrever sobre saudade.. depois tristeza.. depois saudade dos amigos que me deixava triste.. e não saía nada que prestasse, lógico, por causa desse problema biológico de tomar decisões. É quase um defeito de fabricação. Pensando nisso, me decidi: "vou falar sobre escolhas"... mas só nesse meio tempo já pensei em mudar umas 3 vezes. O pior é quando a gente tem que escolher entre o certo e o errado, o que faz bem ou mal. Fazer a escolha certa é meio complicado, porque "o certo" é totalmente subjetivo. O que é certo pra mim, não necessariamente será pra você. Então, nessas horas, não adianta

Sobre como a vida deve ser...

Aonde quer que você vá Sempre haverá pessoas para lhe dizer o que fazer. Algumas vão querer seu bem, Outras nem tanto. Mas não importa o que digam, A sua voz sempre deverá ser a mais alta E a sua vontade deve sempre vir antes de qualquer palavra alheia. Não esqueça que no meio do caminho terão muitas e muitas pedras E que tropeçar faz parte e cair mais ainda. E se cair, não abaixe a cabeça por vergonha e nem sinta pena de si. Ficar sentado não vai levá-lo a lugar algum. Então levante-se e não olhe para trás, pois o caminho é longo e o tempo curto demais. O pessimismo somente torna caminhada mais difícil. E nunca esqueça de sorrir, por mais idiota que seja o motivo. O bom humor torna qualquer situação mais suportável, por mais difícil que pareça. Não se arrependa de nada e seja sempre você mesmo. E nunca se esqueça, você é a pessoa mais confiável que você conhece. Então valorize-se. E não importa o que os outros digam, você pode ter tudo o que quiser se realmente quiser

Um dia qualquer...

Acordei atrasada porque o despertador não tocou. Levantei rápido e bati com o joelho na quina da cama. Com dificuldade de andar fui tomar banho e só tinha água gelada. Confundi o shampoo com óleo de amêndoa. Minha pasta de dente tinha acabado. Botei a blusa do avesso com a etiqueta aparecendo. Saí de casa e tava chovendo. O ônibus ja tava passando e sai correndo. Perdi o ônibus e tomei um banho do taxista. Peguei engarrafamento na Ayrton Senna, na Avenida das Américas, no Jardim Botânico, na Voluntários e na Praia do Flamengo. Não tinha vaga na rua, paguei 50 reais pra estacionar. Cheguei no trabalho, esqueci o crachá da entrada. Tava com fome, mas tinha reunião na hora do almoço. Derramei café na camisa do chefe. Depois do trabalho voltei pra casa e descobri que me tranquei do lado de fora. Chamei o chaveiro e tive que esperar. Bati na casa do vizinho. Ele tava com os amigos jogando War e me chamou pra entrar. Comecei a ganhar, mas o vizinho ficou puto e espalhou as peças do tabu