Pular para o conteúdo principal

Sobre medo e querer abraçar o mundo...

Ok, admito, eu tenho medo.
Medo de me perder dentro desse mundo doido e não saber mais quem eu sou.
De perder a espontaneidade e ser como a maioria das pessoas são: travadas, sérias, pessimistas.
Engraçado, quando se é criança, a gente torce pra que o tempo passe rápido pra crescer logo e poder andar naquele brinquedo onde só as crianças grandes podem brincar. Poder entrar no cinema e ver filme pra mais velho, poder dirigir...
Então o tempo passa mais rápido do que imaginávamos, daí queremos voltar.
Voltar porque não temos nada planejado e o peso das responsabilidades dão medo, porque enquanto a gente é criança e não consegue alcançar aquele biscoito lá em cima no armário, é só gritar: "paaaaai, vem pegar pra mim", e ele pega. Quando estamos atrasados e não achamos aquela blusa que cismamos em usar, dizemos: "mããe, você viu minha blusa?" e em segundos ela aparece.
Mas quando se é adulto não tem ninguém pra pegar o biscoito de cima do armário, nem pra achar aquela bendita blusa que não aparece de jeito nenhum. Não tem ninguém para tomar as decisões pela gente, é a nossa cabeça nos guiando, e isso dá um medo tão grande. Medo de fazer a coisa errada, de falhar, de cair e não conseguir levantar.
O que se faz quando se tem a espontaneidade e a inocência de uma criança, tendo que viver num mundo de gente grande?
Sempre soube muito bem quem eu NÃO queria ser. Nunca quis ser mais um fantoche do mundo, que faz as coisas pra agradar aos outros, mas sem a mínima vontade, trabalha sem prazer, se finge amigo sem o ser, namora sem amar etc.
Mas não posso dizer que sei exatamente quem eu quero ser. Isso é normal? Querer tudo ao mesmo tempo, querer abraçar o mundo?
Minha mãe que sempre fala isso, que eu quero abraçar o mundo. É, eu quero. Quero abraçar, dar pirueta com o mundo, jogar ele pra cima e pegar com uma mão só.
Sei lá, queria ter mais tempo pra pensar, pra respirar, o tempo passa muito rápido e eu sou muito devagar.
Por isso tenho medo, de não dar tempo pra fazer tudo o que eu quero, de construir a pessoa que eu quero ser.
Não tenho medo o tempo todo, só às vezes, como naquelas horas quando a gente é criança e pede ajuda aos pais. Então.
Mas de jeito nenhum desisto do que eu quero. E sendo assim tenho certeza que um dia todos vão ouvir falar, da menina que abraçou o mundo.

Comentários

Bruna disse…
Crescer realmente é assustador, mas vale a pena. Enfrentar os desafios da vida, chegar lá e dizer eu consegui é um dos melhores sentimentos do mundo!
Christiano disse…
muito bom o post como de costume, abraçar o mundo é isso me faltam braços as vezes mas tudo bem. ;D

Postagens mais visitadas deste blog

Coração verde e amarelo

Não faz muito tempo que eu via as pessoas pintarem os rostos de verde e amarelo, torcerem com fervor e se emocionarem ao ouvir do Ipiranga às margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante. Temo pela nostalgia a frente da saudade e em me tornar mais uma daquelas pessoas que dizem aos sete ventos que no meu tempo era melhor, como se esse espirituoso apego a pátria fosse ficar pra trás com o passado. Não quero perder a esperança. Quero reunir de novo a família e os amigos num caloroso domingo a tarde e ver todos de rostos pintados, vibrando, torcendo e até sofrendo. Sim, sofrendo. Sofrendo a cada ponto e cada jogo perdido, cada medalha inalcançada e cada falha do juiz, colocando ou não a mãe dele na história, pensando em como isso aconteceu e que o nosso time era melhor. Aliás, o maior de meus medos é de que todos paremos de sofrer. Será o fim do último suspiro de esperança. É o desapego tomando conta do que antes chamava-se admiração. Por isso, meu apelo não é pa

Pai, temos um problema

Pai, precisamos tratar de um assunto muito sério. Eu sei que você nem imagina o que seja. Por você ser assim, sempre tão dedicado, nem passa pela sua cabeça tal acusação. Mas pai, isso tem que mudar. No começo achamos que era normal, que era o cansaço, o trabalho, o estresse. Mas pai, isso tem acontecido demais, e com tal frequência que até nossos vizinhos andam nos evitando. Outro dia Dona Arlete, do 704, passou por mim e fechou a cara. Dr. Wilson, do 501, anteontem fez a mesma. E o cachorro dele ainda tentou me morder. Até Seu Zé, o porteiro, que antes era só sorrisos, hoje não nos abre nem a porta pra passar. Tive que fazer uma cópia da chave da portaria, pois já me atrasei para o trabalho vezes demais. E até meu chefe veio se demeter na história. Estamos todos aflitos. Não conseguimos dormir várias noites. Seu problema invade nossas mentes. Invade nossos sonhos. E não conseguimos pensar em mais nada, senão nisso. É complicado, mas você precisava saber. Já esperamos tem

Sobre como a vida deve ser...

Aonde quer que você vá Sempre haverá pessoas para lhe dizer o que fazer. Algumas vão querer seu bem, Outras nem tanto. Mas não importa o que digam, A sua voz sempre deverá ser a mais alta E a sua vontade deve sempre vir antes de qualquer palavra alheia. Não esqueça que no meio do caminho terão muitas e muitas pedras E que tropeçar faz parte e cair mais ainda. E se cair, não abaixe a cabeça por vergonha e nem sinta pena de si. Ficar sentado não vai levá-lo a lugar algum. Então levante-se e não olhe para trás, pois o caminho é longo e o tempo curto demais. O pessimismo somente torna caminhada mais difícil. E nunca esqueça de sorrir, por mais idiota que seja o motivo. O bom humor torna qualquer situação mais suportável, por mais difícil que pareça. Não se arrependa de nada e seja sempre você mesmo. E nunca se esqueça, você é a pessoa mais confiável que você conhece. Então valorize-se. E não importa o que os outros digam, você pode ter tudo o que quiser se realmente quiser