Pular para o conteúdo principal

Sobre infância e a simplicidade das coisas...


Quando eu era pequena dizia pra minha mãe que, quando eu crescesse, queria ser "aquelas moças que andam de patins no mercado".
Toda vez que meu pai levava eu e minha irmã para tirar sangue, a gente perguntava: pai, vai doer? Ele falava: minha filha, não vou mentir pra você, vai doer, mas é rapidinho, e logo depois levo vocês pra tomar sorvete. Eu e minha irmã deixavamos umas lagrimazinhas correrem bem tímidas e sem gritar... mas assim que a enfermeira tirava a agulha era automático: "pronto pai, agora vamos tomar sorvete?"
Quando a gente é criança a gente fica tão feliz com tão pouquinho né? Quem dera que nós crescessemos e continuasse sendo assim, um sorvete compensasse qualquer dor.
O mais incrível em ser criança é não ter que ter responsabilidades, não conhecer a maldade, não saber que existem no mundo pessoas cruéis, não como os vilões dos desenhos que são obviamente ruins, mas pessoas aparentemente bem intencionadas, só que sabem enganar, mentir. Criança não sabe disso. Criança sabe brincar no parque, sabe andar de bicicleta de rodinha, sabe que no fundo daquele sorvete em forma de cone tem um chiclete.
Criança acha divertido se sujar, acha que aquele desenho que fez da casa, da árvore e do bonequinho de palito todos do mesmo tamanho é uma obra de arte.
Mas nunca vou dizer que as crianças não têm preocupações. Elas têm sim, só são bem diferentes das nossas.
Uma vez eu estava brincando no parquinho de areia, quando uma das meninas da minha sala me empurrou e jogou areia na minha cabeça. Eu chorei o dia inteiro. Minha mãe veio me buscar no colégio e eu falava pra ela: "ai mãe, meu coraçãozinho tá doendo tanto, faz ele parar". Lembro até hoje, era uma dor incomoda e não passava.
Eu, você, todos já fomos crianças um dia. A gente já caçou tatuí na praia, já vimos pela primeira vez um leão no zoológico, já caimos de bunda no chão e doeu.
Um conselho que eu posso dar hoje é: nunca esqueça da criança que você foi. Ela faz parte de quem você é hoje. Lembre-se que um dia você também se contentava com um sorvete em frente a dor, também achava que seu rabisco era uma obra de arte e também acreditava na bondade das pessoas.

Comentários

Anônimo disse…
A infância é a melhor e mais importante parte da vida de uma pessoa, já que ela é o molde para o adulto daquele ser humano. Por eu não acreditar muito em sentimentos, traumas da minha infância, tudo faz sentido para mim dentro de um contexto. Não queria ser assim hoje, mas o que posso fazer.

A única parte boa nisso é que, você se torna um adulto mais concisso do que as pessoas com quem você foi criada, e vai cuidar muito bem de seus filhos, sobrinhos, netos ou de qualquer criança que necessite do carinho, amor e presença que você não teve. A pior parte é que você também pode se tornar o Tony Montana, personagem do Al Pacino no Scarface.

Tratar bem uma criança, sem restrições bestas, fará com que ela se torne algo de que o mundo tanto precisa. Do contrário, ela irá achar que todos roubaram o pouco que ela sempre teve e que foi deixada com nada mais do que a dor.

Lindo o seu blog, Carol. ;)
Sidney disse…
Lindo!! infância é tude de bom mesmo!!
Karina disse…
AIIIII QUE TEXTO LINDOO!
tadinho do coraçãozinho que ficou doendo, que fofaaaaaaa!
Anônimo disse…
Dor, de amor, dói porque, sem querer, faz mais sentido chorar do que esperar o tempo correr.

E quando o tempo corre, claro, a gente percebe que o parece ter ficado lá atrás estava aqui o tempo todo; nossa essência.
Fernanda Miranda disse…
lindo amiga! por isso que eu te amo tanto e vc é tão especial, pq vc nunca esqueceu da criança que vc foi e o mais incrível: continua sendo igual a ela!
Deise Avena disse…
SIMPLESMENTE LINDO!!!! ESSA MÃE É 10!! kkkkkkkkkkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

Coração verde e amarelo

Não faz muito tempo que eu via as pessoas pintarem os rostos de verde e amarelo, torcerem com fervor e se emocionarem ao ouvir do Ipiranga às margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante. Temo pela nostalgia a frente da saudade e em me tornar mais uma daquelas pessoas que dizem aos sete ventos que no meu tempo era melhor, como se esse espirituoso apego a pátria fosse ficar pra trás com o passado. Não quero perder a esperança. Quero reunir de novo a família e os amigos num caloroso domingo a tarde e ver todos de rostos pintados, vibrando, torcendo e até sofrendo. Sim, sofrendo. Sofrendo a cada ponto e cada jogo perdido, cada medalha inalcançada e cada falha do juiz, colocando ou não a mãe dele na história, pensando em como isso aconteceu e que o nosso time era melhor. Aliás, o maior de meus medos é de que todos paremos de sofrer. Será o fim do último suspiro de esperança. É o desapego tomando conta do que antes chamava-se admiração. Por isso, meu apelo não é pa

Pai, temos um problema

Pai, precisamos tratar de um assunto muito sério. Eu sei que você nem imagina o que seja. Por você ser assim, sempre tão dedicado, nem passa pela sua cabeça tal acusação. Mas pai, isso tem que mudar. No começo achamos que era normal, que era o cansaço, o trabalho, o estresse. Mas pai, isso tem acontecido demais, e com tal frequência que até nossos vizinhos andam nos evitando. Outro dia Dona Arlete, do 704, passou por mim e fechou a cara. Dr. Wilson, do 501, anteontem fez a mesma. E o cachorro dele ainda tentou me morder. Até Seu Zé, o porteiro, que antes era só sorrisos, hoje não nos abre nem a porta pra passar. Tive que fazer uma cópia da chave da portaria, pois já me atrasei para o trabalho vezes demais. E até meu chefe veio se demeter na história. Estamos todos aflitos. Não conseguimos dormir várias noites. Seu problema invade nossas mentes. Invade nossos sonhos. E não conseguimos pensar em mais nada, senão nisso. É complicado, mas você precisava saber. Já esperamos tem

Sobre como a vida deve ser...

Aonde quer que você vá Sempre haverá pessoas para lhe dizer o que fazer. Algumas vão querer seu bem, Outras nem tanto. Mas não importa o que digam, A sua voz sempre deverá ser a mais alta E a sua vontade deve sempre vir antes de qualquer palavra alheia. Não esqueça que no meio do caminho terão muitas e muitas pedras E que tropeçar faz parte e cair mais ainda. E se cair, não abaixe a cabeça por vergonha e nem sinta pena de si. Ficar sentado não vai levá-lo a lugar algum. Então levante-se e não olhe para trás, pois o caminho é longo e o tempo curto demais. O pessimismo somente torna caminhada mais difícil. E nunca esqueça de sorrir, por mais idiota que seja o motivo. O bom humor torna qualquer situação mais suportável, por mais difícil que pareça. Não se arrependa de nada e seja sempre você mesmo. E nunca se esqueça, você é a pessoa mais confiável que você conhece. Então valorize-se. E não importa o que os outros digam, você pode ter tudo o que quiser se realmente quiser